22 maio 2008

Eu sei quem matou Isabella. Foi o Ziraldo

Walter Navarro
Estão massacrando meus amigos Ziraldo e Jaguar, só por causa da bolsa-dentadura, perdão, ditadura.
Isso é inveja da tocha olímpica, uso exclusivo das forças armadas.
Eu, escroque sem escrúpulos, adoraria receber esta grana.
Vou até inventar umas histórias de perseguição política!
Nunca fui terrorista, mas o que vale é a intenção.
Se eu tivesse 20 anos a mais, com certeza teria entrado na luta armada; só pra dividir uma barraca com o Zé Dirceu, quando ele fazia treinamento em Cuba; pra depois ser dedurado pelo Genoíno no Araguaia.
Imaginem a indizível emoção de acordar numa tenda, camuflado, barbudo e pedir: "Zé Dirceu, me passa o açúcar" e ele: "O que é isso, companheiro Walter? Café com açúcar e afeto é um vício burguês. Banho também". E eu: "Então me dá o adoçante".
Realmente, chupar o pau da barraca com Zé Dirceu e ainda ganhar indenização deve ser muito bom.
Mas; foi melhor assim. Eu teria sido preso e torturado à toa, já que, hoje, sou de ultra-direita. Como dizia o Serge Gainsbourg "virei casaca ao perceber que o forro era de visom".
E mais, se eu fosse militar daria um novo golpe; mandaria Lula e corja para trabalhos forçados no Piauí. Campo de concentração mesmo: quebrar pedra, debaixo de sol escaldante ao som da chibata. E à noite, pelourinho neles.
Voltando a "Milionário e Zé Rico", Ziraldo e Jaguar; eles merecem a indenização. Sofreram muito nos porões da ditadura.
Por exemplo, foi na cadeia que obrigaram o Ziraldo a comer broa de milho, pintar o cabelo de branco e usar aqueles ridículos coletes coloridos. Tem coisa pior? Não, coitado! Enquanto isso, na sala ao lado, Jaguar era forçado a tomar duas garrafas de uísque escocês por dia! Foi encarcerado que, delirando, Ziraldo começou a escrever seus torturantes livros infantis.
O Menino Maluquinho, com aquela panela na cabeça, é clara alusão, metáfora dos suplícios vividos por Ziraldo. Enquanto isso, no calabouço, Jaguar era obrigado a beber quatro garrafas de uísque escocês, por dia!
Ziraldo sofreu muito até aprender a falar Leblon, com "x", sem o sotaque de Caratinga.
Ziraldo, com toda a certeza, deve ter passado quase uma semana preso, tomando banho de sol, contando piadas sem graça e dividindo a ducha com Paulo Francis. Nem preciso contar quem pegava o sabonete que caía no chuveiro coletivo, né?
Enquanto isso, na latrina ao lado, Jaguar era obrigado a beber oito garrafas de uísque escocês antes do almoço!
Se Ziraldo não tivesse sido preso, humilhado e perseguido, hoje, estaria muito bem de vida. Mas, pobre Ziraldo, gagá, velho e acabado, tem que morar num mísero duplex da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro e passar férias em sua pequena mansão na Ilha Grande, onde fica estirado numa rede, bebendo champagne francês e chorando ao lembrar do sofrimento de Graciliano Ramos, preso pela ditadura Vargas, na mesma Ilha Grande, onde existiu a famosa e antiga prisão.
Enquanto isso, seu fiel amigo Jaguar fica na rede ao lado, bebendo 16 garrafas de uísque escocês e lembrando de suas terríveis amnésias.
No xilindró, os infelizes Ziraldo e Jaguar tinham nem TV a cabo. Não podiam nem mandar um e-mail pelo celular, porque estavam fora de área ou desligados pelos malvados militares.
Quem é torturado nunca mais esquece os terríveis momentos.
Ziraldo apanhou tanto, tomou tanto choque no pau de arara, que ficou meio malucão e, anos depois, ao fundar a revista Bundas e ressuscitar o jornal Pasquim; dedicou várias capas ao Lula, Zé Dirceu, Genoíno...
Tem gente que, por causa disso, chama o Ziraldo de puxa saco, rei do patrocínio federal, imperador das verbas do governo. Uma injustiça! Pra mim Ziraldo ficou lesado e metido, em conseqüência das coronhadas que tomou na cabeça. Enquanto isso, Jaguar tinha que beber 32 garrafas de uísque escocês, sem copo.
É mentira também, dizer que Ziraldo só vem a Minas Gerais, pra pedir dinheiro ao governador do momento.
O atormentado cartunista vem é pra reviver suas raízes e esquecer o calvário que viveu no Rio de Janeiro. Aposto que doa ao Fome Zero todo o dinheiro que ganha fazendo propagandas para atrair investimentos para sua querida Minas Gerais.
OK, concordo; é ridículo usar mineiros, com Ziraldo e Milton Nascimento, que moram no Rio há séculos, como garotos-propaganda de Minas. Mas isso também é culpa da tortura e da perseguição política.
Se eu fosse o Milton também pediria uma polpuda indenização.
PS: Enquanto isso, Jaguar calcula quantos litros de uísque escocês ele vai poder comprar com o dinheiro que você paga de impostos repassados pelo programa Bolsa Ditadura.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não sei o porque nunca fui com a cara do Ziraldo.
Adorei esta "crônica".
Um abraço do Airton.

Anônimo disse...

eles adoram fazer festa com a nossa grana não é?
essa pouca vergonha de bolsa ditadura deveria ser extinta e a grana devolvida

Maycon Ramos disse...

Ótima crônica, adorei seu blog!
Parabéns!

Unknown disse...

Parabéns Keikas, só assim mesmo pra engolir essa palhaçada das indenizações desses pobres perseguidos, sem uísque.

Anônimo disse...

Os únicos dois falidos contumazes a serem indenizados neste país. Texto fantástico, de ponta a ponta!